Quando se fala em ganho de massa muscular (ou hipertrofia muscular), em geral, as pessoas pensam na questão estética, com músculos mais aparentes e corpo mais torneado. Porém, os benefícios vão muito além de um corpo mais bonito e forte.
Pessoas que possuem musculatura mais forte tem menores riscos de qualquer tipo de lesão, menores desgastes articulares, mais longevidade e metabolismo mais eficiente.
Além disso, tendem a ter uma menor proporção de acumulo de gordura corporal.
O aumento de massa muscular diminui o risco de diversos tipos de doenças como diabetes, esteatose hepática (gordura no fígado), osteoporose entre outras.
Em primeiro lugar, a capacidade de hipertrofia varia de indivíduo para indivíduo e fatores como sexo e idade também interferem nisso. Embora na velhice e após a menopausa seja comum a diminuição de massa muscular, o treinamento é capaz de parar e até reverter o processo de perda muscular, também conhecido como sarcopenia.
Manter níveis adequados de massa muscular é fundamental para manter a saúde em dia. Principalmente quando o assunto é qualidade de vida e envelhecimento saudável, os treinos de força são indispensáveis.
Porém, há diversos fatores podem atrapalhar o ganho de massa muscular. Abaixo, resumi tudo em 2 conjuntos.
Portanto, procure treinar buscando aumentar seus níveis de força e cuide dos seus hábitos de vida que em breve colherá bons frutos!
Tire suas dúvidas