É bastante comum entre as mulheres o conceito de que treinos com pesos as deixarão “grandes”, muito musculosas e muito fortes. Praticamente todos os dias ouço comentários do tipo: “ganho massa muito fácil por isso não quero usar muito peso no meu treino” ou “só quero treino aeróbio porque quero secar e não ficar forte”.
O fato é que infelizmente se disseminou a ideia de que se uma mulher treinar pesado com cargas, ela ficará com aparência masculinizada, muito grande, inchada. Porém, esse conceito está totalmente errado e vamos explicar o porquê.
No corpo humano o hormônio mais hipertrófico que produzimos é a testosterona.
Nos homens, o nível desse hormônio é bastante alto e é principalmente por esse motivo que o sexo masculino tem vantagem sobre o feminino no que diz respeito à força, velocidade, potência e facilidade em ganhar massa magra.
Além disso, por causa desse mesmo hormônio os homens apresentam muito menos gordura subcutânea do que as mulheres e raramente têm problemas como flacidez e celulite, que são tão comuns entre as mulheres.
Por essa razão, fazer com que uma mulher “cresça” é muito mais difícil do que fazer com que o mesmo aconteça com um homem.
Por mais que uma mulher treine pesado, com o máximo de carga que ela puder aguentar, nunca ficará forte e musculosa como um homem, pelos meios naturais. Nunca.
Todo mundo sabe que os homens possuem metabolismo mais acelerado e têm muito mais facilidade de perder gordura corporal do que as mulheres, mas você sabe por quê?
Isso se deve ao fato de que homens têm muito mais massa magra e para que haja a manutenção desses músculos a demanda energética é maior. Músculos consomem energia, gordura não.
Só isso já é um grande motivo para que mulheres treinem com o intuito de aumentar o máximo possível a quantidade de músculos em seu corpo.
Em resumo, uma mulher com maior percentual de massa magra ficará com o metabolismo mais acelerado e menor quantidade de gordura.
Mas nas mulheres esse ganho de massa magra é bastante limitado, já que produzimos uma quantidade de testosterona muito menor do que os homens.
Para uma mulher ficar tão forte quanto uma fisiculturista é preciso que a alimentação seja extremamente regrada e que haja uso de suplementos e até anabolizantes.
Além disso treinam muito e precisam ser extremamente disciplinadas em tudo!
Portanto, uma mulher que leva uma vida “normal” e que faz treinos com carga ficará com o corpo mais forte, tonificado, definido e não necessariamente “grande”.
Se seu objetivo for somente diminuir gordura corporal e melhorar a definição, deve incluir treinos com pesos, sempre buscando aumentar suas cargas. Se o seu objetivo for a hipertrofia, como por exemplo ficar com coxas grossas, a mesma recomendação vale para você.
O que vai definir se o treino é voltado para hipertrofia ou apenas tonificação muscular não é o fato de utilizar cargas ou não, mas sim a maneira como esses treinos serão elaborados e distribuídos ao longo da sua semana de treinos.
Aliás, diga-se de passagem “crescer” é muito mais difícil do que emagrecer ou apenas tonificar a musculatura.
Quanto a definição muscular, é extremamente importante que para que ela apareça o percentual de gordura esteja dentro dos limites adequados. Senão, seus músculos estarão definidos e fortes, mas encobertos pela gordura.
De nada adianta fazer 1.000.000 abdominais se você não se alimentar direito. Pode ter certeza que esses abdominais não serão eficientes para expulsar a gordura do seu abdome.
Treine com carga, faça treino intervalado, treino aeróbio e sempre que tiver dúvidas, converse com um bom profissional de Educação Física e se possível, faça uma consultoria esportiva.
Com certeza ele te ajudará a filtrar esse monte de informações que recebemos diariamente e irá te auxiliar na adequação do seu treino de acordo com seus objetivos.
Tire suas dúvidas