Embora tenhamos a capacidade de controlar nossa respiração, na maior parte do tempo fazemos isso de forma automática e involuntária. O processo de respiração é tão importante que todas as nossas funções orgânicas estão diretamente ligadas a ele: oxigenação tecidual, renovação celular, produção energético- tudo isso é extremamente dependente da captação de oxigênio.
Além disso, respirar corretamente e em volume adequado auxilia na sensação de bem-estar e regula hormônios do estresse. Não é à toa que quando estamos nervosos e ansiosos nossa respiração se torna mais curta e acelerada e da mesma maneira, quando queremos nos acalmar e retomar o equilíbrio temos que nos concentrar para respirar de forma profunda e mais lenta, o que melhora nossa concentração, foco e controle emocional.
O tipo de respiração a ser adotada não é a mesma para todo tipo de atividade física pois depende da intensidade e força exigidas. É importante que se esteja atento a isso, pois através da correta interação entre exercício e respiração há melhora da performance física e em casos como exercícios de alongamento, Yoga e Pilates, a flexibilidade e relaxamento muscular ficam ainda melhores.
No geral, inspiramos quando fazemos força e expiramos quando relaxamos ou voltamos para posição inicial. Em atividades mais intensas, expirar pela boca auxilia na maior e mais rápida eliminação de CO2, fazendo com que o rendimento seja melhor.
Já em atividades que exigem mais força, é indicado que durante a realização de um movimento o tórax esteja cheio de ar possibilitando a maior estabilização do tronco, deixando a coluna protegida.
Puxar o ar pelo nariz é o mais indicado para que o ar seja filtrado nas nossas narinas antes de chegar aos pulmões. Então, se você tem problemas que impeçam a passagem adequada do ar pelo pela via nasal é importante procurar um especialista para resolver o problema, evitando maior entrada de bactérias e até mesmo melhorando a captação de ar.
Por outro lado, as pessoas que têm problemas que afetam diretamente o pulmão, a atividade física, desde que introduzida gradativamente e em níveis adequados, ajuda e melhorar a capacidade pulmonar diminuir e até mesmo eliminar as intercorrências da doença.
Por fim, seja qual for a atividade escolhida, prestar atenção à respiração vai te trazer grandes benefícios e te deixar mais apto para uma vida com ainda mais qualidade.
Tire suas dúvidas