Hipertrofia miofibrilar, ou simplesmente hipertrofia, pode ser resumido como o aumento do volume muscular ou ganho de massa magra que ocorre devido a três fatores básicos: tensão mecânica, estresse metabólico e dano muscular.
O que significa cada um deles?
A tensão mecânica é fundamental para a hipertrofia, e corresponde ao peso externo que utilizamos para fazer os exercícios. Esta tensão deve sofrer aumento progressivo, ou seja, as cargas sempre devem ser aumentadas conforme há um aumento de força.
Vamos tentar explicar esse tópico sem adentrar muito na fisiologia. Quanto mais intenso e volumoso for o treino, maior será o estresse metabólico, ou seja, o seu corpo produzirá diversas substâncias que irão estimular o músculo a sofrer adaptações hipertróficas.
Por favor, não confundam este termo com lesão no músculo, que acarreta em problemas de locomoção etc. O “dano” a que nos referimos não é prejudicial, muito pelo contrário, ele é desejável. Dentro do treinamento, definimos dano muscular como os micro traumas que ocorrem no tecido muscular.
Esses micro traumas, em conjunto com os outros fatores mencionados, são também responsáveis e fundamentais para que a hipertrofia ocorra. Aquela dor que você sente na musculatura um, dois ou mais dias após a atividade física é proveniente deste “dano”.
Curiosamente, possuímos diferentes tipos de fibras musculares, e elas são distribuídas de maneira desigual entre as pessoas. Algumas fibras têm maior capacidade hipertrófica e em geral, indivíduos que possuem mais desse tipo de fibra, além de obviamente conseguirem hipertrofia com maior facilidade, se dão melhor em atividades de curta duração e maior velocidade (como, por exemplo, os atletas de corrida de curta distância), pois essas fibras têm menor capacidade de resistência, mas produzem mais força.
Contudo, há pessoas que possuem outro tipo de fibra que tem baixa capacidade hipertrófica, e em contrapartida tem maior capacidade de resistência. Em geral, esses indivíduos se dão melhor em atividades com maior duração, mas que não exigem tanta força e explosão, assim como os maratonistas.
É por esse motivo que, por exemplo, maratonistas e velocistas são esteticamente tão diferentes.
É importante lembrar que você tem uma enorme responsabilidade no sucesso de seu treino. De nada adianta ter um treino super bem planejado, com controle correto de execução e de pausa entre as séries, se você utiliza pesos mais inferiores do que pode suportar- a progressão da carga é fundamental para que o processo de hipertrofia e definição muscular ocorram.
Se você permanecer utilizando um peso aquém da sua possibilidade, pode ter certeza de que o exercício vai ter uma eficiência equivalente a de você fazer serviços domésticos comuns.
Além disso, uma alimentação adequada é fundamental para que os ganhos proporcionados pelo treinamento físico possam aparecer. Uma alimentação equilibrada é responsável por mais de 50% dos resultados. Comer de maneira saudável e consciente é a chave principal para o sucesso nos treinos e para sua saúde como um todo.
Lembre-se que Treinamento Físico demanda TREINAMENTO, exige esforço e não conforto. Esperamos que este pequeno artigo tenha sido útil e esclarecido algumas dúvidas.
Tire suas dúvidas