Muitas pessoas procuram incluir os exercícios na rotina buscando emagrecimento. É inegável que eles podem contribuir muito para perda dos quilos que estão em excesso, porém, se não vierem acompanhados de outras mudanças no estilo de vida, não trarão o benefício desejado.
Em primeiro lugar, precisamos entender que exercícios não foram feitos para emagrecer, mas para te manter saudável.
Se movimentar é algo natural e o sedentarismo é a contramão de algo que é inerente à natureza humana. Portanto, em algum momento a falta de exercícios trará prejuízos, que vão muito além do ganho de peso.
Além do aumento de gordura corporal, o sedentarismo traz prejuízos ao aparelho circulatório, memória, qualidade de sono e aumenta o risco de inúmeras doenças, que vão desde uma simples gripe até vários tipos de câncer.
Segundo, precisamos saber que nosso corpo trabalha sempre no sentido de economizar energia, através da melhora da coordenação, da agilidade etc. Então, quanto mais treinado você for, menos calorias vai gastar para realizar uma mesma atividade. Por isso, é necessário que os treinos sejam sempre ajustados para que seu corpo não fique dentro de uma zona de conforto.
E por último, bons hábitos de vida são fundamentais para que o ganho de peso seja revertido.
O aumento exagerado do tecido gorduroso é um processo multifatorial, que engloba o sedentarismo, má alimentação, baixa qualidade de sono, estresse etc.
Então, o papel do exercício é manter o metabolismo acelerado, aumentar e manter massa muscular, auxiliar na produção de hormônios que vão melhorar o controle da fome, da sensação de bem-estar e na compulsão por comida.
Por isso, a ordem correta para ter bons resultados é “se tornar saudável para emagrecer” e não “emagrecer para se tornar saudável”. Busque ser saudável para que os resultados aparecem e sejam permanentes.
Se precisar de uma consultoria esportiva para te ajudar com um planejamento que se encaixe na sua rotina entre em contato com a gente.
Tenha essas e outras informações através do nosso Facebook.
Tire suas dúvidas