Entenda porque a atividade física pode ser tão eficiente para quem quer se manter sempre jovem, com corpo e mente saudáveis.
Há muito tempo já se sabe que a atividade física é benéfica para saúde, pro bem-estar, melhora da autoestima, do condicionamento físico e também da estética. Além disso, é sabido que reduz tensão muscular, diminui ansiedade e estresse, diminui dor e insônia e ajuda na prevenção do envelhecimento celular.
Porém, além desses benefícios que já são extremamente valiosos, o exercício físico tem papel fundamental na saúde mental. Já está comprovado que eles são capazes de melhorar a função cognitiva, a memória, a capacidade de planejamento, e ainda retardam o envelhecimento das nossas células neuronais (e por esse motivo também auxilia na prevenção de doenças que acometem o sistema nervoso, como Alzheimer).
Em linhas gerais, a atividade física consegue promover todos os benefícios citados pois ativa cascatas intracelulares e moleculares que aumentam e mantém a plasticidade neuronal, induzindo expressão de genes associados a isso. Plasticidade neuronal é a capacidade que nossos neurônios têm de criar novas conexões e isso é muito importante para o desenvolvimento e aprendizado.
Além disso, pela prática do exercício físico acontece a modulação de substâncias antioxidantes intracelulares, que são protetoras de nossas células, e especialmente do DNA e a estimulação da neurogênese (surgimento de novos neurônios).
Por fim, o exercício aumenta a vascularização e o metabolismo cerebral e é por essa razão também que há uma potencialização da capacidade cognitiva. Assim, para quem quer ter uma mente sempre jovem e saudável, a atividade física é um elemento totalmente indispensável!
Bom, as razões para depressão são inúmeras, pois na verdade ela é um conjunto de doenças, e por isso é considerada uma Síndrome. Contudo, em todos os casos em que ela aparece há a ocorrência de diversas alterações químicas no cérebro do indivíduo e essas alterações fazem com que haja, entre outras coisas, a redução na produção de hormônios como a dopamina, que como mencionamos anteriormente, é um dos hormônios responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar.
Além disso, quem sofre de depressão apresenta diversos sintomas, como insônia, dificuldade de concentração, raciocínio mais lento, esquecimento, além de sentimentos negativos.
Por isso, especialmente para pessoas que padecem desse mal, a atividade física é um dos melhores remédios, já que sua prática dá estímulos que são justamente os opostos desses sintomas e por isso é capaz de fazer com que muitos deles desapareçam ou sejam menos intensos do que usualmente. Porém, é importante saber que para que haja realmente efeito é preciso que se tenha uma regularidade na prática da atividade física, já que é a rotina de exercícios que irá gerar toda uma cadeia de estímulos positivos e duradouros.
Tire suas dúvidas