Emagrecer muitos quilos em um curto período de tempo é saudável?
Seja pelo verão que se aproxima, por uma festa ou por aquela viagem, sempre há motivos para querer perder alguns quilos rapidamente.
O que não faltam são opções para emagrecer rápido: inúmeras dietas, exercícios físicos, suplementos e até alguns remédios são usados na busca pelo corpo ideal em menos tempo.
Apesar de possível, perder peso em um espaço de tempo menor exige ainda mais dedicação e cuidados extras com as atitudes que se toma.
Ficar de olho em alguns pontos que podem atrapalhar sua saúde é essencial para emagrecer de maneira adequada e sem nenhuma surpresa que possa prejudicar o processo ou até surtir efeito contrário em longo prazo.
No post de hoje, você vai conhecer alguns cuidados para perder os quilos que deseja rapidamente, mas sem colocar a saúde em risco.
Continue a leitura e comece já a ficar em forma de maneira saudável!
É muito importante ter consciência de que cada organismo reage de uma forma ao combo alimentação + exercícios.
Enquanto algumas pessoas perdem o sobrepeso com facilidade, outras podem ter mais dificuldade nessa missão.
Por isso, fique de olho em tudo o que te oferecem prometendo uma perda de peso certa em poucos dias.
Remédios para emagrecer podem ser prejudiciais à sua saúde, assim como as dietas radicais das quais falaremos nos próximos tópicos.
É sempre importante conhecer seu corpo antes de começar qualquer procedimento ou encarar um regime que pode influenciar na sua saúde.
Cortar carboidratos, fazer jejum por conta própria ou só ingerir líquidos por alguns dias pode mandar todo o seu esforço por água abaixo em longo prazo.
No caso dos carboidratos de boa qualidade, como os integrais, por exemplo: seu consumo é muito importante para dar energia ao corpo e até mesmo para o ganho de massa magra
Por isso, cortá-los pode ocasionar uma perda de peso rápida, mas que pode se reverter em um ganho de peso excessivo quando você voltar a consumir esse tipo de alimento.
Muitas vezes dietas restritivas geram compulsão.
A melhor opção é sempre contar com carboidratos complexos, como a batata-doce, e dar preferência aos alimentos integrais, que exigem do organismo uma atividade maior para serem digeridos, prolongando a saciedade e estimulando o funcionamento correto do intestino.
Os jejuns e as dietas de frutas ou líquidos também podem trazer malefícios, já que restringem o acesso do corpo aos nutrientes e podem até provocar fraqueza, mau humor e falta de vitaminas.
Se você nunca treinou e quer começar uma atividade física para acelerar a perda de peso, tome cuidado com o exagero.
Existem pessoas que treinam duas vezes por dia, mas contam com a supervisão de um profissional de educação física e estão preparadas fisicamente para realizar os treinos.
Fazer exercícios intensos e exagerar na carga ou no tempo diário de prática podem levar à perda de massa magra, o que não é indicado, já que o objetivo é perder gordura.
Além disso, a probabilidade de forçar os músculos e manter uma má postura devido à fadiga é grande, causando dores, deslocamentos e, nos casos mais graves, a interrupção da atividade física por problemas musculares ou distensões.
Quem emagrece rápido precisa ficar de olho para também não engordar em um curto período de tempo.
Infelizmente, o efeito sanfona é comum em pessoas que ainda não chegaram a um consenso sobre a sua educação alimentar.
As dietas da moda e os remédios podem oferecer uma perda de peso rápida, mas é preciso ficar de olho para que seu corpo não volte ao mesmo estágio depois que esses processos forem interrompidos.
A melhor maneira de manter a perda de peso, mesmo que ela tenha sido rápida, é com reeducação alimentar, diminuição do açúcar e dos alimentos gordurosos e aumento da quantidade de fibras na dieta, com a inclusão de frutas, legumes, verduras e alimentos integrais no cardápio diário.
Uma dieta restritiva pode ser eficiente, se recomendada e supervisionada por um nutricionista e um endocrinologista.
A restrição de alguns alimentos, porém, pode causar a falta de certos nutrientes essenciais para o corpo, provocando fraqueza, cansaço excessivo e até recorrentes desmaios.
Por isso, quando se está em uma dieta para perder peso rápido, é muito importante realizar exames regularmente, observando as quantidades de vitaminas e tomando suplementos caso seja necessário.
Se a intenção é emagrecer em menos tempo, manter uma rotina na dieta é fundamental.
Exagerar em uma semana e restringir alimentos na outra, por exemplo, só pode fazer com que você sinta mais fraqueza e falta de vontade para treinar.
É ideal manter uma rotina de exercícios e uma dieta equilibrada, sem pausas ou o chamado dia do lixo, que pode colocar tudo a perder.
Quem faz uma dieta muito restritiva no intuito de perder peso rápido acaba se cansando mais facilmente.
Em uma reeducação alimentar, você tem o direito de comer de tudo, porém de forma regrada e em porções adequadas, o que traz uma sensação maior de saciedade e de prazer ao comer corretamente.
Já no caso das dietas restritivas, o corte de alguns alimentos do cardápio pode resultar em desistência por conta da dificuldade em renunciar a comidas que você consumiu durante toda a sua vida.
Tenha em mente que a qualidade do que se come é o fator principal para emagrecer, e não a restrição.
Como você pôde ver, emagrecer rápido é possível, mas é preciso cuidado dobrado com a saúde.
A melhor opção é sempre procurar por alimentos saudáveis em um cardápio balanceado.
A perda considerada ideal é de 3 a 4 kg por mês.
Sendo assim, valores maiores do que esses podem implicar em uma dieta desequilibrada, que não trará benefícios em longo prazo para a saúde.
É sempre importante contar com a qualidade dos alimentos que você ingere e ficar de olho para não exagerar na busca pelo corpo ideal.
E então?
Já sabe que o emagrecimento rápido exige mais cuidado, não é mesmo?
Você já passou por alguma dieta restritiva para perder peso em menos tempo?
Conte sua história nos comentários!
Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais (Facebook, Periscope, YouTube), assim você ficará por dentro das novidades!
Tire suas dúvidas