Diferentemente dos homens, em que a produção hormonal é praticamente constante, nas mulheres acontece uma verdadeira montanha russa ao longo do mês. Isso faz com que além das oscilações de humor, também tenhamos mudanças muito mais fortes com relação às nossas vontades e disposição física.
Basicamente temos 2 hormônios característicos do sexo feminino, que são o estrogênio e o progesterona. Geralmente muito pouco é dito a respeito deles e é comum ouvir de uma mulher que seus hormônios à atrapalham, que fazem acumular mais gordura, que dão celulite etc.
Antes de falar sobre isso, gostaria que você entendesse um pouco sobre algumas das funções dos seus hormônios.
Além de eles serem responsáveis por dar aos nossos corpos as características femininas, eles regulam nosso ciclo menstrual, possibilitam a gravidez e preparam o corpo para receber e manter o feto.
Sei que isso não é novidade, mas eles também têm outras funções pouco conhecidas como:
Um grande recurso que temos para diminuir as consequências das oscilações hormonais é a atividade física. A prática de exercícios libera endorfina, que é um hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar, que facilita, inclusive, o controle do apetite.
Além disso, a atividade física é capaz de diminuir a cólica e também o inchaço, tão comum no período pré-menstrual, por melhorar a circulação sanguínea e também estimular o sistema linfático.
Sobre a alimentação, é comum que toda essa oscilação hormonal mexa com o nosso apetite e também com as nossas preferências alimentares. Especialmente na semana que antecede a menstruação sentimos mais fome e vontade de comer doces.
Embora os alimentos açucarados possam trazer um alívio, essa sensação é apenas momentânea e o pior, é comum que posteriormente nossa ânsia por esse tipo de alimento seja ainda maior e nossas chances de exagerar aumentam.
Por isso, vamos te dar algumas orientações sobre como controlar a TPM através da alimentação.
Pelo menos 10 dias antes da menstruração, retire ao máximo da alimentação a cafeína, bebidas alcoólicas, alimentos muito gordurosos, açúcar refinado e carne vermelha.
Claro que, quanto menor a quantidade desses alimentos em qualquer momento, melhor, mas especialmente na fase pré-menstrual é fundamental.
Por outro lado, os alimentos que ajudam a passar tranquilamente por essa fase são:
Além de ajudar o seu corpo a eliminar toxinas, mais água vai favorecer a diminuição do inchaço e quanto menos inchaço, menos dres.
Na verdade os hormônios femininos não são vilões. Eles nos protegem e nos fazem ser mulheres. Então, não sei se você percebeu, tudo aquilo que ajuda na TPM é justamente o que é saudável e que ajuda também em muitas outras coisas, como manutenção do peso e melhora da saúde e qualidade de vida.
Sendo assim, entenda que na maior parte das vezes o problema maior não está nos nossos hormônios, e sim no estilo de vida que estamos adotando.
Os hormônios femininos nos tornam mulheres. Hoje há um enorme número de mulheres usando hormônios masculinos, mas isso tem consequências negativas.
Então, não brigue com a natureza, só cuide bem do seu corpo que em troca ele só vai retribuir coisas boas.
Tire suas dúvidas