Qualquer mudança de hábito não é uma tarefa simples. Em geral, a maior parte das pessoas consegue manter novos posicionamentos por pouco tempo e logo voltam aos velhos hábitos. Isso não é novidade para ninguém, mas você já se perguntou porque isso acontece e o que há de diferente entre aqueles que se propõem a fazer algo e conseguem e aqueles que não conseguem?
Então eu vou te explicar.
Dentre todos os hábitos, o que mais parece complicado para a maioria das pessoas é a mudança alimentar, por isso, vamos usá-la como exemplo.
Todas as vezes que decidimos parar de comer algo que gostamos, mas que sabemos que está prejudicando nossa saúde e nos fazendo ganhar peso, temos total consciência disso através da nossa mente racional e aí pensamos “preciso parar”. Até aí tudo bem, porém, aquele determinado alimento ou tipo de comida, em geral, nos remete a momentos e imagens mentais como sensação de bem-estar, momentos de alegria com amigos, cheiro de comida da avó etc. Já os alimentos “saudáveis” que muitas vezes tentamos incluir, nem sempre nos remetem a coisas boas e momentos tão felizes. Aí, no final das contas, o que acaba acontecendo é que em pouco tempo nossas emoções superam nossa racionalidade e comemos o que sabemos que não devemos.
Para que possamos evitar que isso aconteça é preciso fazer novas associações, criando imagens mentais opostas. É exatamente isso que as pessoas que conseguem realmente mudar seus hábitos fazem.
Por exemplo, ao invés de associar aquela sobremesa a coisas boas e alegres, imagine-se vestindo uma calça em que o zíper não fecha ou você tentando se sentar numa cadeira e ela quebrando. Faça isso várias vezes e, em breve, deixará de se sentir tão atraído por aquele alimento, sendo muito mais fácil se manter longe da tentação.
Da mesma maneira, isso deve ser feito com os hábitos que deseja adquirir. Procure associá-los a coisas positivas como uma aparência mais bonita e saudável, sua emoção ao ver os quilos a menos na balança, enfim, a coisas que te remetam ao prazer de ter conseguido se manter firme e chegar ao objetivo almejado.
Resumindo, a “Associação” tem um poder incrível. Use essa informação a seu favor e crie novas conexões para que você faça parte do grupo de pessoas que são exceções e que conseguem realmente mudar seus hábitos sem terem que ficar eternamente na roda de tentativa/ fracasso.
Se precisar de uma consultoria esportiva para te ajudar com um planejamento que se encaixe na sua rotina entre em contato com a gente.
Tenha essas e outras informações através do nosso Facebook.
Tire suas dúvidas