Há muito que se fala que crianças não devem fazer treino de força, ou seja, com pesos ou que exijam muita força pois isso pode prejudicar o crescimento.
Apesar de haver esse senso comum sobre o assunto, não há qualquer evidência científica de que seja verdade sobre o treino de força.
Ao contrário disso, atividade física, inclusive treino de força, ajuda no processo de desenvolvimento.
Para se ter uma ideia, treinos como vôlei, basquete ou até mesmo corrida podem levar a um impacto até 10x maior do que o peso da criança, por isso, não há como um treino de força acelerar o fechamento da placa epifisária.
Essa cartilagem está localizada na terminação dos ossos longos e é encontrada em crianças e adolescentes.
Através do exame desta é possível verificar se a criança ainda vai crescer mais ou se já está chegando ao máximo dos seus limite de estatura.
Todas as vezes que explico isso sempre tem alguém que cita a Ginástica Artística e a baixa estatura de seus atletas para justificar a crença de que há atividades que prejudicam o crescimento.
Porém, a única coisa que é possível afirmar é que atletas de baixa estatura têm maiores chances de chegar ao alto rendimento nessa modalidade, assim como atletas mais altos também têm maiores chances de chegar ao alto rendimento no basquete.
Assim como jóqueis devem ser preferencialmente pequenos e jogadores de vôlei altos.
Então vamos lá!
Sabendo que o treino de força não atrapalha em nada o crescimento de crianças e adolescentes, entenda quais os benefícios dessa atividade para os pequenos:
Espero que esse post tenha sido útil para desmistificar o assunto.
Se você gostou, curta a nossa página nas redes sociais e compartilhe esse post.
Também deixe seus comentários e dúvidas, pois farei questão de responder ou de criar outro post para tratar do tema.
Tenha essas e outras informações através do nosso Facebook.
Tire suas dúvidas