Alimentar-se bem é caro?
Alimentos mais saudáveis não são gostosos?
Esse artigo irá te ajudar a entender se essas afirmações são verdadeiras e se é possível ser saudável e feliz.
Em continuação ao artigo anterior, que falei sobre atividade física, nesta segunda e última parte falarei sobre alimentação.
Esta parte é bastante breve, pois em outro artigo “Alimentação e Obesidade” já falamos bastante sobre alimentos industrializados e suas consequências.
Assim como muitas pessoas na hora começar a praticar exercícios optam por academias e profissionais mais “baratos”, com a alimentação é a mesma coisa.
Na hora de escolher o que comer, em geral, escolhemos de acordo com o sabor que mais agrada nosso paladar e também aquilo que é mais usual no ambiente em que estamos, pois a maior parte dos nossas preferências alimentares está diretamente ligada às preferências da nossa família: quando crianças, aprendemos a comer aquilo que nossa família come.
Fazer escolhas mais saudáveis é algo que só começamos a fazer a partir do momento que passamos a entender os efeitos do alimento no nosso corpo.
Muitas pessoas tem buscado incluir opções mais saudáveis na dieta, mas a grande maioria ainda acha que alimentos considerados mais “naturais” e “saudáveis” são muito caros e consideram inviáveis incluí-los diariamente.
Até concordo que para grande parte da população brasileira é difícil, porém, para muitos que usam essa justificativa não é.
Apesar de já estar largamente divulgado que os alimentos saudáveis são benéficos, tenho plena certeza de que ainda, infelizmente, a maior parte das pessoas não têm a total consciência do quanto isso é fundamental, do quanto o ela pode ser de fato um remédio ou um veneno.
Jargões como “você é o que você come” ou “sua comida é o seu remédio” podem até parecer clichês, mas são a mais pura verdade. Boa parte das doenças que acometem grande parte da população poderiam ser facilmente, preste bem atenção, FACILMENTE evitadas se uma alimentação mais saudável e equilibrada fosse adotada.
Obesidade, hipertensão, diabetes, níveis inadequados de colesterol, triglicérides são somente alguns dos problemas que afetam cada dia mais pessoas mas poderiam ser evitados.
Além disso, outras doenças como câncer e depressão em alguns casos também podem ser evitadas apenas com alimentação saudável (lembrando que também podem ser causadas por alimentação inadequada).
Mas como evitar as tentações nos períodos de festas e em eventos sociais?
Nos períodos de festas e férias é comum ouvir das pessoas que estão de férias de tudo, inclusive da dieta.
Entendo que às vezes se permitir algum deslize é normal, inclusive benéfico.
Mas encarar uma dieta balanceada e saudável como algo punitivo e associar alimentos que você tem consciência que não são bons para a saúde como “aqueles que dão prazer”, os “mais gostosos”, que te fazem sentir “livre”, é na verdade uma forma de fazer com que jamais você tenha sucesso num processo de reeducação alimentar.
Há algumas coisas que até podem ser liberadas em alguns momentos, porém, é preciso entender que não há como amar alimentos ruins e gostar menos daquilo que te faz bem.
Acredite, é possível amar e ter prazer comendo coisas saudáveis, mas para isso é preciso que você queira que seja assim, e num primeiro momento se esforce para aprender a gostar.
Em tudo na vida da gente é dessa forma, é como aprender uma nova língua:
No começo parece difícil, parece complicado, mas aos poucos, conforme você vai entendendo, as coisas vão fluindo e vão ficando fáceis.
Por isso, faça uma escolha e deixe de achar que é “bonito ser feio”.
Não se engane e definitivamente, pare de procurar desculpas.
Mude seu modo de ver as coisas e comece a gostar mais daquilo que te faz bem, realmente bem, seja no trabalho, com amigos e na hora de se alimentar.
Agora, se você estiver na dúvida se faz bem ou não, é só pensar:
Qual será o efeito disso depois?
Vou me sentir bem e sem peso na consciência?
Se a resposta for sim, vá em frente. Se for não, mude a rota.
Por último, atribua o valor certo para a coisa certa.
Caro para a sua saúde é alimentar-se de modo que ela seja negativamente afetada.
Ela é o seu bem mais precioso, cuide-se melhor e busque prazer naquilo que realmente te faz melhor em todos os aspectos.
Tenha essas e outras informações através do nosso Facebook.
Tire suas dúvidas